quinta-feira, 19 de maio de 2011

CONSPIRAÇÃO MINEIRA PELA EDUCAÇÃO REALIZA PRIMEIRO FÓRUM ITINERANTE DE DIRETORES.

A Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto, que fica na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, recebeu a primeira edição do Fórum Itinerante de Diretores do Projeto Serra Verde no dia 13 de abril. A iniciativa visa a aproximar mais as escolas da comunidade, empresas locais, promover a integração dos colégios participantes do movimento e valorizar os espaços de ensino.

Durante este XXVI Fórum de Diretores, os participantes puderam conferir uma palestra com um dos coordenadores da Conspiração Mineira pela Educação, professor Evando Neiva, que também é diretor de Educação da FUNDAMIG, sobre os Fundamentos da Aliança Intersetorial. Evando falou sobre os principais pontos que envolvem uma parceria entre setores diferentes e estimulou os presentes a refletirem sobre o tema com um artigo.

Na sequência, a professora Maria Geralda, ex.diretora da escola anfitriã, homenageou com um certificado da Conspiração algumas organizações que têm atuado na educação para melhorar a qualidade do ensino e construir uma comunidade mais cidadã, dentre elas a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, a Igreja Católica e o centro de saúde do bairro. Ela também recebeu uma placa do movimento pelo apoio e participação no Projeto Serra Verde.

Vale destacar que a Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto já passou por situações complicadas, como ameaças, ataques de gangues e depredação do patrimônio, inclusive com o uso de bombas. Após a atuação da diretora, praticamente todos os problemas nesse sentido foram solucionados e hoje a instituição é um dos exemplos em Minas Gerais em gestão escolar.

Ainda no primeiro fórum itinerante, o professor Antônio Carlos Cabral, um dos coordenadores da Conspiração e diretor de Desenvolvimento Organizacional da FUNDAMIG, apresentou as novidades e parcerias firmadas recentemente, como a concessão do Oi Futuro de cortesias às escolas para apresentações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e para Visitas Guiadas ao Museu das Telecomunicações, além da presença e apoio de representantes da Livraria Leitura e ArcelorMital Brasil.

Para finalizar o encontro, a professora de música do Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche, Myrna Valéria Campos, realizou uma palestra sobre as vantagens de se ter um coral infantil na escola, bem como as contribuições da música para nossa vida. Myrna explicou como é possível desenvolver um coral e atrair as pessoas para participar dele, a partir do exemplo do Colégio Logosófico.
Publicado em 15/04/2010 (pela secretaria de educação) Repaginado por: Tiago de O. Santos e Lucas Campelo. (Alunos do Ensino Médio do Coronel)

Nenhum comentário: