quarta-feira, 18 de maio de 2011

A História, O Coronel Antes e Depois.

Criada em 30 de abril de 1970 com o nome de “Escolas Reunidas do Conjunto Minas Caixa”. Localizada no Bairro Conjunto Minas Caixa, região de Venda Nova que faz parte da Metropolitana Belo Horizonte. Com o crescimento do Bairro, houve um expressivo aumento da matrícula na escola e a necessidade de expansão do ensino e também de sua rede física.  Em março de 1984, a rede física foi ampliada e o ensino médio foi criado, realizando o grande sonho da comunidade local. Em 2005, a escola enfrentou uma fase difícil em que a violência tomou conta de seu cotidiano. Foi considerado o “período negro da história da escola” que muitos de seus educadores preferem não lembrar. Ao invés de apontar “culpados” para as dificuldades enfrentadas pela instituição, a comunidade escolar, liderada pela Ex. Diretora Maria Geralda Vilela, decidiu agir - “arregaçar as mangas”- unindo esforços e incentivando a todos, dentro e fora da escola. Como ponto de partida, a diretora buscou integrar a escola ao projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, uma proposta da Secretaria de Estado de Educação, voltada para o fortalecimento das escolas localizadas em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência. Por meio desse Projeto, recebeu da SEE/MG recursos financeiros, no valor de R$865.000,00 (oitocentos e sessenta e cinco mil reais) destinados à reforma geral da escola. Em 2008, foram liberados recursos específicos para a construção de uma quadra coberta. Com as reformas concluídas, uma nova escola surgiu e com ela a vontade de reformar, também, o processo de ensino e aprendizagem. A comunidade escolar se mobilizou na implementação das mudanças pedagógicas necessárias à melhoria da auto-estima de todos. E um grande trabalho foi realizado. Como conseqüência, houve melhoria no ensino e no índice de resultados das avaliações externas. A escola participa do Projeto de Tempo Integral e Abrindo Espaços, cuja proposta educacional atende plenamente às necessidades dos alunos. Fundamentada na, filosofia do Projeto, a comunidade escolar considera os seus alunos, crianças ou adolescentes, em todas as suas dimensões e potencialidades, procura atendê-los em seus anseios e buscas, em suas necessidades básicas de formação cultural e humana. Os educadores trabalham na perspectiva de uma educação humanística, oportunizando aos alunos a elevação da auto-estima e o aprimoramento como ser humano.

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