quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Escola

A Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto vive uma nova experiência: abrir seu espaço para os alunos, na expectativa de criar novos horizontes, de valorizar o patrimônio e de reconhecimento desse espaço como seu. Nesta perspectiva, a escola é vista como espaço cultural de lazer e aprendizagem. A Manoel Soares do Couto fica na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Durante a semana, de 7h às 22:10 horas, são desenvolvidas  as atividades escolares de rotina,para os alunos. Aos sábados e domingos, de 8 às 14 horas, toda a comunidade pode participar das atividades oferecidas pela escola tais como Música, Artes e esportes em geral.
Escola Viva
A Cel. Manoel Soares do Couto participa do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa da Secretaria de Estado de Educação. As ações do projeto são voltadas para atender as necessidades educativas das crianças e jovens afetados pelos fenômenos da exclusão social e da violência, procurando proporcionar a tranqüilidade e as condições básicas de educabilidade no ambiente escolar para que o processo de ensino e de aprendizagem seja efetivo. Em todas as escolas participantes são realizados investimentos na infra-estrutura física, na aquisição de recursos didáticos e na informatização. As escolas desenvolvem ações de caráter pedagógico, cultural, esportivo e artístico através dos projetos Abrindo Espaços e Aluno de Tempo Integral (ATI).
Com o apoio da Secretaria de Educação, a escola ofereceu em 2006 oficinas de bordado, textura de parede, dança, violão, fanfarra, culinária, espanhol, bijuterias, além do atendimento extra turno para 120 alunos que apresentavam defasagem de aprendizagem em leitura, interpretação e dificuldades em Matemática. Para a execução do Abrindo Espaços e Aluno em Tempo Integral, além da Colônia de Férias, a escola recebeu da Secretaria de Educação uma verba de mais de R$ 71 mil.
De acordo com a Ex. Diretora Maria Geralda Vilela Cupertino., ao desenvolver essas atividades, a escola pretende proporcionar à comunidade maior interação com o espaço escolar, mais credibilidade e principalmente que os alunos tenham outro olhar no processo de aprendizagem. "Queremos que eles aprendam que estudar vai além da sala de aula. O universo do conhecimento está sempre interagindo com o sujeito na construção de sua história", diz.
A diretora constata que, com este trabalho, a auto-estima do educando tem aumentado e os alunos se sentem mais encorajados. "Com certeza, a escola está se tornando um espaço cultural.

Um comentário:

Unknown disse...

A escola deve ser espaço sempre aberto ao convívio, diálogo e troca de experiências. Parabéns a direção da escola por seus esforços nesse sentido.